Viagem ao Nordeste

Viagem ao Nordeste '99 - Segunda Semana (Rio Grande do Norte)

Dia 10: 02/02 - Terça

Saímos às 9:00 da manhã para o passeio de buggy. Como normalmente um passeio de buggy em Natal leva quatro pessoas (para economizar), fomos com duas mulheres de Curitiba, que estavam hospedadas num hotel próximo, e acabamos fazendo amizade com elas no decorrer do dia.

Esse passeio foi para o "Litoral Norte" e apesar de ser bem "para turistão", recomendo para todos que forem a Natal. Rodamos até Redinha, praia que se tornou famosa na década de 70/80 mas que sinceramente está de cadente, passando antes pelas praias do Centro (é melhor dizer logo, e que me perdoem os Potiguares: achei Natal bem caídinha... precisando de obras, reformas!!!).

Após algumas balsas, nossa primeira parada foi em Genipabú (praia) onde há até dromedários nas dunas, trazidos por um suíço (assim disse o "espertão" do nosso motorista/guia, que se disse Carioca e era chato pra burro, metido a esperto!). Genipabu até é uma praia bonita, mas os anos e os buggys já se encarregaram de deixá-la ruim de freqüentar.

De lá, percorremos a praia ( e paramos numa "praia" horrível, a pior que já fomos, chamada "Grassandú" - não sei por que o cara parou ali...), pegamos outra balsa mais rústica e após a praia de Pitanguy, paramos na chamada Lagoinha de Pitanguy. Esta lagoinha.... tá certo, corro o risco de só estar falando mal dos lugares, mas é bom para quem lê e depois viaja.... esta lagoinha é fraquinha...

Querem saber logo a verdade?? É que praticamente todos os lugares em que esses "bugueiros" param são lugares para turistões, aquele tipo que se contenta com qualquer M...; são lugares onde os bugueiros têm conchavos com os donos de quiosques ou restaurantes, eles almoçam/comem/bebem de graça, e são lugares sempre CAROS demais.. até o ponto que isso dá no saco!!!

Continuando: nesta lagoinha a Márcia fez o tal do "Aerobunda", que é nada mais nada menos do que escorregar do alto de uma pequena torre (no caso da lagoinha) até a outra margem, preso a um cabo esticado entre as duas margens, e quando você está quase chegando, o camaradinha que fica lá embaixo na outra margem dá um puxão no cabo e você faz "splash" de bunda na água.

Depois, seguimos para a Lagoa de Jacumã, onde eu fiz o tal Aerobunda, só que num lugar que pelo menos ainda valia um pouco mais à pena, pois era do alto de uma duna até a lagoa lá embaixo. Fomos levado então até Jacumã, para almoçar num desses lugares caros e nos quais os bugueiros levam comissão conforme descrevi acima. Por R$11,00 se comia à vontade... tá certo, pode até não ser tão caro em retrospectiva ( a comida tava boa), mas quando a gente viaja, tudo é contado. Após o almoço, eu e Márcia demos uma pequena volta pela praia de Jacumã (que até que era bonita). O buggy então nos levou até a assim chamada "Cachoeirinha de Pitanguy", um riachinho super pitoresco no qual alguns sacos de areia estrategicamente colocados tentam simular uma pequeníssima cachoeira. Ficamos um pouco mais acima, à sombra de um Cajueiro, sentados em pleno riacho. Os camaradas que exploram comercialmente este lugar só sabem dizer uma coisa: "Hula-hula". É que este é o nome daquele drink feito com várias frutas e servido dentro de um abacaxi cortado. Eles ficam ali, batendo na mesma tecla, até que você prove um.... com bebida ou sem bebida (alcoólico ou não). Conforme a sua recusa, o preço vai baixando rapidamente...

Após alguns momentos de descanso, fomos para a parte mais "irada" do passeio: o Parque das Dunas em Genipabu, uma área de dunas super bem preservada e muito bonita. É aí que o passeio de buggy fica "com emoção". A princípio eu estava receoso, mas é super divertido: o buggy desce paredes de quase noventa graus, passa por "tobogãs" de dunas, enfim, se mete em todas as reentrâncias e reviradas das dunas, à toda. Fizemos aí duas paradas: uma bem no alto das dunas, com uma linda vista (de Natal inclusive),e a outra para observarmos a beleza da mais bela lagoa da região, a de Genipabu.

Daí.... de volta para casa, após mais de 8 horas em cima de um buggy. Mas valeu!



galeria

halftrees <a banda>

uma viagem

ego

Leia!

Manoel de Barros

cowboy henk

Silêncio nos Retratos

 

home