Viagem ao Nordeste
Viagem ao Nordeste
'99 - Terceira Semana (Pernambuco)
Dia 19: 11/02 - Quinta
Conseguimos ir para Itamaracá, embora tenhamos saído tarde. Por sorte não é muito longe de Recife. A estrada, quando se entra na Ilha, é muito bonita, cheia de coqueiros bem espaçados entre si, cheia de verde, parecendo que você está indo para alguma praia paradisíaca. Eu e Márcia fomos visitar o Centro de conservação dos Peixes-boi; até vale a visita, pena que naquela hora do dia os bichos estavam morgadões e só os vimos melhor pelas janelas que se encontram ao redor das piscinas.
A praia onde paramos primeiro não é boa, só tem barracas vendendo comida, e uma chuva de pessoas de oferecendo coisas, principalmente uma ida de lancha até Coroa do Avião, uma ilhota meio que paradisíaca situada bem em frente a esta praia (que é a Praia do Forte Orange). O preço inicialmente era de R$ 5,00 por pessoa, mas como dissemos "não" no começo, depois baixaram para R$ 10,00 para três pessoas. e fomos.
Coroa do Avião é bem mais interessante, é apenas uma estreitíssima faixa de "areia" (não só areia, há uma vegetação, com coqueiros, no meio) situada logo na saída de um rio (bem... me pareceu ser um rio), onde ele encontra com o mar. Nesta ilhota, o lado oposto ao lado que dá de frente para a praia do Forte é mais bonito e agradável, por ser um pouco mais rústico.
Depois, voltamos para a praia "inicial" e fomos visitar o Forte Orange, construção originalmente holandesa que data de 1631 e que, embora suas amuradas estejam firme e fortes, seu interior já é praticamente só ruínas. Mas vale a pena dar uma olhadela, se você estiver por ali. Após comermos um peixe na praia, voltamos para Recife.